Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Em resposta a um comentário feito em meu blog

OFELIA disse...

MARCOS, CONSIDERO VC UMA PESSOA DE MUITA FÉ E CORAGEM. DEUS TE ILUMINE SEMPRE. UMA AMIGA , VAI TER QUE TOMAR ESSA VACINA(ONCO BCG)COMO VC JA TOMOU, ME DIGA POR FAVOR, SE ESSA VACINA DA ALGUMA REAÇÃO.OBRIGADO. FICA COM DEUS.


Desculpem- me aqueles que têm acompanhado a minha luta, por não ter escrito muito neste blog. Recebi um comentário da Ofélia, perguntando-me sobre as reações da vacina Onco-BCG, e como ela não me deixou nenhum e-mail para resposta, resolvi responder através do blog mesmo. Além do mais, talvez eu possa esclarecer a outros que também tenham a mesma dúvida... Algumas pessoas sentem efeitos colaterais ao tomar a Onco-BCG, outras não. Isso depende muito de cada organismo. A vacina pode causar febre e até mesmo hematúria. A hematúria ocorre porque ao ser injetado o medicamento na bexiga, ele causa uma certa irritação na parede do órgão, e que pode vir a sangrar. Esse sangramento dura cerca de dois ou três dia no máximo, se passar disso é melhor voltar a consultar o médico. Outro motivo que pode causar a hematúria, é que quando a sonda é introduzida (dependendo de quem for aplicar) pode machucar a uretra, podendo vir a causar também a ocorrência de hematúria. E em casos mais raros e extremos, o uso continuado pode causar tuberculose de bexiga (eu nem sabia que a tuberculose pode ocorrer na bexiga também).

Agora falando das minhas experiências pessoais: Da primeira vez que eu tomei a Onco-BCG não senti nada. Uma leve dor na hora da aplicação (quase mínima) por causa da introdução da sonda, e nada mais. Não tive febre e nem hematúria, tanto que eu saia da clínica e ia trabalhar normalmente. Foram seis aplicações, uma por semana. Da segunda vez, depois da recidiva, tive que voltar a tomar a BCG. Desta vez foram três ciclos de aplicações, sempre de seis em seis. Semanalmente durante o primeiro ciclo, quinzenalmente durante o segundo, e mensalmente durante o terceiro. Estava no terceiro ciclo quando soube que o tumor havia sido recidivado pela segunda vez. Daí a minha médica resolveu suspender a medicação e me encaminhar para um cirurgião urologista, onde acabei fazendo mais uma resecção tumoral. Nos últimos ciclos, a partir do segundo, comecei a observar a presença de hematúria macroscópica (que pode ser observada a olho nu) na urina. Sentia febre de vez em quando e muitos calafrios, nausea algumas vezes... E acho que por causa da sonda sendo introduzida várias vezes para que o medicamento fosse injetado, isso foi de certa forma traumatizando a uretra, e doía. Doía muito nas últimas aplicações, e cada vez que eu tinha que voltar à clínica eu sofria um verdadeiro martírio. Primeiramente o psicológico, e depois o físico. Mesmo assim eu ia confiante, pois sabia que era para o meu próprio bem.

Daqui há dois dias passo pelo oncologista, e já sei que tenho indicações de mais BCG para fazer. Como machucaram muito minha uretra durante a última cirurgia que eu fiz, estou até preocupado. Se doi muito até para urinar, fico imaginando como vai ser na hora em que passar a sonda. Tudo bem que ela é introduzida junto com xilocaína, mas mesmo assim não é nada agradável. Mas a vida continua e a gente vai ganhando forças em Deus e em nós mesmos para seguir adiante.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi marcos, bom dia!

Meu nome é André, e meu pai irá começar o tratamento com a vacina BCG, a cerca de 3 meses foi detectato o tumor na bexiga 5 cm, e a 25 dias foi feito um procedimento "cirurgico" para remoção, na realidade foi feito uma raspagem. Nos foi indicado, o instituto Butantã aqui em São Paulo, para obter essa vacina que é gratuita, mas a informação que tivemos é que a Secretaria da Saúde, não é assidua na entrega dessa vacina, podendo demorar até 2 meses. Você também conseguiu a BCG via Butantã? ou teve que comprar.
Desculpe-me por tantas perguntas, pois como o assunto é novo pra mim, estou com algumas dúvidas e nada melhor pergunta-las a quem está ou esteve ligado a esse processo.
Muito sucesso, nunca perca a esperança e a fé, e obrigado!

Abç
André
andre.feapuc@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia, Marcos.
Meu caso é identico ao do André.
Diga-me, com todas as dificuldades p conseguir a vacina onco BCG 40 mg, saberia me indicar como adquiri-la com a máxima urgência?
Muitíssimo obrigada pela disposição em manter esse blog com tão valiosas informações.
masposito@gmail.com
abraço

Anônimo disse...

Meu pai passou por tudo isso a 6 anos e conseguiu a BCG no Butantã com a apresentação de documento que comprovava que ele ganhava sálario mínimo de aposentadoria.
Agora voltou o tumor e o médico diz que talvez seja preciso novamente de Bcg....

Anônimo disse...

Eu tenho carcinoma no grau 3 ja invasivo na bexiga tenho 38 anos ja fiz uma cirurgia e estou tomando bcg 8 aplicaçoes uma vez por semana eu era um atleta conheço quaze o mundo todo fazendo surf e era sexualmente ultra ativo, agora a minha vida mudou radicalmente, ate minha esposa me abandonou mais a minha familia me da uma hiper super força. So um desabafo porque a depre acaba com todos nos portadores dessa doença que age calada.

Unknown disse...

Nada acontece x acaso amigo. Vai em frente e não pense na tua mulher. Com todo respeito,ela não presta si abandonou o marido na doença...onde esta aquelo de acompanhar em saude e doenças ate que a mirte os separe?Abraços

Unknown disse...

Vamo que vamo amigo.não pense na tua mulher que com todo respeito,não merece você.onde está ate que a morte nos separe e acompanhar na saude e na doença
Abraço