Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Noite Nebulosa

Cheguei agora há pouco do trabalho. Lá fora faz uma noite fria e escura, e a neblina passeia soturna e sorrateira pelas ruas desertas de Ribeirão Pires. Quase meia noite na minha cidade. Essa foto foi tirada há poucos minutos atrás. Parece que o inverno finalmente chegou, e desta vez para ficar. Enquanto caminho, penso na complexidade de tudo o que vejo. E fico me imaginando como tudo é tão perfeito: o dia em relação à noite, as estações do ano, a terra num eterno movimento de translação em torno do sol sem jamais sair de órbita, as flores mostrando o seu viço... Não, isso tudo não pode ser obra do acaso. Tem que existir um Deus lá em cima, em algum lugar, regendo todas essas coisas e cuidando de cada detalhe. Um Deus orgulhoso de sua criação, disciplinado e atento para que tudo continue a ser assim perfeito como tem sido há milhares e milhares de anos. Tudo para que a vida possa ser perfeita e bela...

Hoje na hora do intervalo, aprendi muito com as plantas. Veja essa aí em cima. Com certeza, se ela pudesse escolher uma outra vida, não tenho dúvidas de que escolheria... Mas esta foi a vida que coube a ela, e perceba como ela se agarra à vida, mesmo tendo nascido num lugar onde não existe muita possibilidade de vida. Mas ela, teimosa e resignada, se agarra a essa possibilidade, porque parece que é a única coisa que ela tem. E ela resiste. E sobrevive, mesmo num caminho árduo e difícil. Muitas vezes assim também é a nossa caminhada: dura e penosa, mas se existe na vida alguma possibilidade devemos nos agarrar à ela. Como essa goiabeira, que não desiste de lutar pela sobrevivência, mesmo que esta seja difícil ou quase impossível.

Muitas vezes encontram pedras no nosso caminho. Não é fácil continuar lutando para permanecerem vivas. Mas vem a chuva e lhes dá forças para continuar prosseguindo, pelo menos alguma esperança para chegar até a próxima chuva. E de chuva em chuva, ela vai se agarrando às pedras e se tornando tão resistente quanto elas. Um verdadeiro exemplo para todos nós.

O caminho pode ser árido e seco. Mas a perseverança faz destas outras faz delas verdadeiras heroínas, que apesar da condição que lhes foi imposta, parecem não desistir jamais. E lutam pela vida, pois lutar é a única coisa que lhes resta. Não importa que lhe digam o contrário, elas continuarão lá, resistindo... Enquanto houver vida ou possibilidade de vida, elas jamais desistirão de sobreviver. E é isso que as torna fortes e rígidas, como a parede que as sustenta.

E elas vão se pendurar, vão se arrastar, talvez algumas folhas venham até mesmo a secar. E apesar de tudo isso, elas têm sobrevivido; e desafiado todas as possibilidades e probabilidades de deixarem de existir. São teimosas e decididas, por isso permanecem alí, agarradas naquele concreto. De concreto mesmo, elas só tem a esperança...

Hoje eu aprendi muito com elas. Talvez antes de ficar doente, essas imagens passassem desapercebidas por mim, e nem sequer seriam notadas. Mas hoje elas fazem a diferença. Não só na vida dessas plantas que teimam em sobreviver, mas na minha própria vida. E é justamente esse alento que me mantém erguido e que me tem feito continuar de pé. Teimoso igual a elas, eu também continuo batalhando e brigando pelo direito à existência.


Nenhum comentário: