Páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sonda de Foley


SONDAGEM VESICAL

Quando a urina não pode ser eliminada naturalmente, deve ser drenada artificialmente através de sondas ou cateteres que podem ser introduzidos diretamente na bexiga, ureter ou pelve renal. A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina. Suas principais indicações são: obtenção de urina asséptica para exame, esvaziar bexiga em pacientes com retenção urinária, em preparo cirúrgico e mesmo no pós operatório, para monitorizar o débito urinário horário e em pacientes inconscientes, para a determinação da urina residual ou com bexiga neurogênica que não possuam um controle esfincteriano adequado.


A sondagem vesical pode ser dita de alívio, quando há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical, ou de demora, quando há a necessidade de permanência da mesmo. Nestas sondagens de demora, a bexiga não se enche nem se contrai para o seu esvaziamento, perdendo com o tempo, um pouco de sua tonicidade e levando à incapacidade de contração do músculo detrursor; portanto antes da remoção de sonda vesical de demora, o treinamento com fechamento e abertura da sonda de maneira intermitente, deve ser realizada para a prevenção da retenção urinária.


Veja fonte da pesquisa


Como dói essa sonda. Não quero assustar aqueles que porventura tenham que usá-la, mas a sensação é horrível mesmo... Um pequeno balão de ar é inflado dentro da bexiga, para evitar que ela saia espontanêamente ou se desprenda da uretra. E eu acredito que é justamente esse balão é que dá a sensação de bexiga cheia, e vontade de urinar constante. Se eu forçar como se fosse fazer xixi, machuca e sangra. E dói, dói muito mesmo nessa hora. O pior mesmo é na hora de evacuar, daí não tem como não forçar a bexiga. É involuntário... Volto ao médico amanhã para a primeira avaliação pós-cirúrgica, e espero que esta sonda seja retirada.


3 comentários:

Anônimo disse...

Este é um conceito errado de que a bexiga perde tonicidade.
Não não perde tonicidade. O Músculo liso não perde tonicidade.
Prova disso são os insuficientes renais crónicos a quem é realizado um transplante renal, que já não urinavam há muitos anos e que, em pouco tempo têm de novo uma função do detrusor perfeitamente normal.
Por outro lado o fechamento da sonda tem riscos que se devem evitar.
As guedelines actuais dizem que, se não se justifica a presença de sonda vesical, há que retirá-la rapidamente. Não é necessário fazer clampagens intermitentes estando estas contraindicadas.

Unknown disse...

OI MARCOS TUDO BEM...ESPERO QUE SIM
ESTOU COM PROBLEMAS NÃO CONSIGO ENCONTRAR A VACINA BCG,MEU PAI ESTA COM 70 ANOS ELE PRECISA TOMAR ESSA VACINA, MAS É MUITO DIFICIL CONSEGUIR FUI AO BUTANTÃ MAIS DE OITO VEZES E NÃO CONSIGO,MEU PAI FEZ UMA RTU E GRAÇAS A DEUS ESTA BEM E VOCE COMO ESTA MANDE NOTCIAS PARA marciacanton@ig.com.br FIQUE COM DEUS ESPERO NOTICIAS BJOS.

elson disse...

Olá Marcos, espero que esteja plenamente recuperado.
Hoje sou eu quem está com essa bendita sonda e pesquiso para conhecer melhor como lidar com ela. Sua postagem bastante me auxilia, pois de imediato passo a ingerir menos alimentos sólidos para limitar a dor na hora do nº 2.
Obrigado.
Elson