Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Na corda bamba sem perder o equilíbrio


Foram 18 dias de internação, 20 bolsas de sangue, e a visita de muitos amigos e familiares... Tive uma hematúria hemorrágica com uma forte perda de sangue. Grandes coágulos que chegaram até mesmo a interromper a micção. Corri para o Pronto Socorro. Fui internado de imediato, com um HB de 6,0. Abaixo de 7,0 é indicada a transfusão de sangue para recuperar hematócrifos e hemoglobina, e para adentrar o centro cirúrgico o HB tem que estar no mínimo com 10.

Passei três dias tomando sangue. O problema maior é que o sangue que eu tomava num dia, perdia no outro. Passei por uma RTU (resecção tumoral). O médico que fez a cirurgia disse que tinha retirado um espessamento da minha bexiga, mas que não tinha aparência de tumor, e que o sangramento era devido à uma cistite actínica. A cistite actínica hemorrágica ocorre em 10% dos pacientes. que receberam irradiação pélvica, e que provavelmente era isso que estava acontecendo comigo por causa da radioterapia a que eu havia me submetido.

Resumindo: O sangramento continuou mesmo depois da cirurgia. A verdade é que os médicos não sabiam o que fazer comigo. A situação estava complicada. Por isso fiquei esses dias todos recebendo transfusão de sangue, para manter o nível de hemoglobina no corpo e permanecer vivo. Cogitaram até mesmo de jogar formol dentro da minha bexiga, para parar com o sangramento, pois segundo eles o formol mata instantaneamente os vasos sanguíneos. O problema é que para o produto ser usado, minha bexiga deveria estar livre de lesões e durante a aplicação eu ainda correria o risco de ter a minha bexiga perfurada.

Conversei com um dos médicos da equipe: "Doutor, sou leigo em medicina, mas do meu ponto de vista não pode ser apenas uma simples irritação da bexiga. O volume de sangue que eu estou perdendo é grande demais para vir de uma imflamação. Por favor,procurem direito. Passo por esse problema há sete anos, e sei que o que sangra é sempre o tumor. Deve haver algum tumor lá escondido, naquilo que vocês chamam de "ponto cego" (área da bexiga que o cistoscópio não consegue visualizar)."

Acredito que foi Deus quem iluminou os médicos e me encaminharam de novo para outra RTU. Como meu HB continuava baixo (8,5) o anestesista se recusou a me anestesiar no centro cirúrgico. Disse aos médicos que não assumiria o risco. Houve um desentendimento entre eles ( e eu creio que foi por intervenção de Deus, pois o médico que deveria me operar não era aquele - Aquele não acharia o tumor. Por isso Deus resolveu adiar a cirurgia).

Dois dias depois, com o HB já regularizado, fui novamente para o centro cirúrgico. Dessa vez o médico que me operou conseguiu ver o tumor que o primeiro não tinha visto, fez a resecção do mesmo, raspou a região e cauterizou a ferida. O sangramento parou na hora. Dois dias depois tive alta.

Daí eu fico me perguntando. um procedimento que deveria ser simples custou tanto a ser realizado e gerou tantas dúvidas entre os membros da equipe médica que eles mesmos se perderam. Será realmente que os médicos estão preparados como imaginamos que eles estão?


A primeira biópsia deu carcinoma. Apesar do médico ter dito que não tinha aparência de tumor, era um tumor. Agora aguardo  o resultado da segunda biópsia para passar pelo oncologista e marcar outra consulta também com o urologista. Mas graças a Deus correu tudo bem e o problema foi detectado. Estou feliz por estar de volta à minha casa. Com dores aqinda, porém me recuperando.

3 comentários:

cintya disse...

marcos, li seu blog desde o começo, Meu nome é Cintya, tenho 24 anos e descobri que estava com câncer na bexiga a mais ou menos um mês. Já fiz a retirada, mas comecei o tratamento com a onco bcg agora.... como seu ultimo post foi em setembro, gostaria de receber noticias....

Força

Andréa disse...

Marcos, entrei em seu blog por acaso, pois uma amiga estava doente e, para pesquisar a doença dela, acabei "te conhecendo". Li seu blog e vinha acompanhando, mas como seu último post foi em Setembro, gostaria de saber como vc está.....

FRANÇA JLN disse...

Ola Marcos.Será que não existe um tratamento que pelo menos amenize esta situação que passa os que fizeram radioterapia pelvica? E eu me incluo nisso, pois retirei a prostata e complementei com radio. Tambem já fiz RTU e as vezes ainda aparece sangramentos. No ultimo,há dois meses o sangramento parou sozinho e depois de uma cistoscopia o médico informou que não viu anormalidade na bexiga.Tens alguma informação que possa ajudar?