Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ponto de Interrogação - Esses médicos!...


Ontem como de costume fui para a sessão de radioterapia. Antes de começar o tratamento, fui submetido a uma tomografia, acredito eu para a identificação da localização do tumor. Estava claro no pedido de exame = "Bexiga vazia". - Fiz então, a tomografia com a bexiga vazia. Aguardei quase 15 dias para iniciar o tratamento. No primeiro dia quando cheguei na clínica, perguntei ao radioterapeuta se eu deveria fazer as sessões de rádio com a bexiga cheia ou com a bexiga vazia, pois havia muita gente na minha frente e eu estava apertado para ir ao banheiro. Ele me respondeu que no meu caso, a bexiga deveria estar cheia.

Nos dias seguintes, sempre tomava um copo grande de água antes de sair de casa, e ao chegar na clínica tomava mais um pouco de água para encher a bexiga. Ontem, por curiosidade, resolvi perguntar o por que da bexiga cheia durante o tratamento. A menina que aplica a rádio me respondeu que era para evitar lesões no anus ou em outros órgãos mais próximos: "Você não fez a tomografia com a bexiga cheia? " - Respondi que não. "Como eles conseguiram fazer o seu exame com a bexiga vazia? Estranho..." E acrescentou ainda mais outra pergunta: "Não pediram pra você evacuar antes do exame?" - Respondi que não, também. "então a partir de amanhã você passa a deixar a bexiga vazia, senão vai dar diferença no tratamento."

E agora? Que horror! Parece uma coisa boba, mas imaginem um balão vazio e um outro balão cheio com 500 ml de água (que é mais ou menos a capacidade da bexiga de uma pessoa) e percebam a grande diferença entre os dois. Um detalhe como esse, se passar desapercebido, pode colocar em risco toda a eficácia do tratamento, creio eu... Não acredito que os médicos possam ser assim tão incompetentes, afinal é a minha vida que está em jogo!...

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Marcos tudo bem...meu pai tbem esta lutando com um cancer de bexiga,ele fez a terceira rtu de bexiga,esta tratando no hospital HSPM não é facil eu sou filha e sofro muito com tudo isso tbem, mas não desisto estou sempre com ele em todas as consultas,até brinco falo que tenho mais um filho e tenho que sempre acompanhar ,mas graças a Deus tenho saúde e vou fazer o que estiver ao meu alcançe ,para ajuda-lo amo meu pai de mais Marcos estou aqui tbem para te dar uma palavra de conforto nunca desista de viver, tenha sempre força pois vc é uma pessoa maravilhosa, Deus te abençoe hoje e sempre.