Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Radioterapia Conformacional Tridimensional:



A radioterapia conformacional tridimensional é uma modalidade técnica recente dentro da radioterapia. Ela permite que o feixe de raio-X produzido por um acelerador linear, possa adquirir o formato exato do volume tumoral a ser irradiado, ou seja: a radioterapia conformacional tridimensional faz com que o feixe que incide retangular sobre um paciente quando tratado de forma convencional, seja modelado de acordo às particularidades geométricas de cada tumor ou órgão a ser tratado nas mais variadas angulações. Para que este efeito ocorra, é necessário contar com sofisticados recursos técnicos que vão desde a aquisição de cortes tomográficos do paciente no processo de simulação, passando pelo uso de programas computadorizados para reconstrução volumétrica tridimensional, e terminando com a modelação do feixe durante as aplicações da radioterapia; não podemos deixar de mencionar que o material humano é de vital importância em todas estas etapas, pois este é um novo conceito de radioterapia, onde a capacitação e o aprimoramento constante do profissional são indispensáveis.


A radioterapia conformacional tridimensional, permite que doses mais altas de radiação sejam liberadas no tumor, leito tumoral ou órgão doente, e ao mesmo tempo minimiza danos agudos ou tardios aos tecidos vizinhos, desta forma proporciona aos pacientes maiores chances de cura e menos efeitos adversos do tratamento. È por estes motivos que a radioterapia conformacional tridimensional é a modalidade técnica de radioterapia empregada nos melhores centros de tratamento de câncer ao redor do Mundo.
Fonte da informação: http://www.nutechsr.com.br/cancer/RadiotXT.HTM#...




Comecei na semana passada a radioterapia. O meu médico me disse que eu não sofreria efeito colateral algum, pois esse novo tipo de radioterapia alcança e afeta apenas a região que precisa ser tratada. Já percebi que o meu médico mentiu, e que existem efeitos colaterais sim. Conversando com outros pacientes e até mesmo com os técnicos, fui informado que há sim efeitos colaterais e reações, mas nada que não possa ser suportado. O difícil mesmo está sendo a quimioterapia... Essa sim tem feito eu me sentir mal.

Nenhum comentário: