Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Exame médico - Ultrasonografia


Uma sala escura, pequena, fria... Deitei-me como o doutor havia pedido. Aquele gel gelado deslizando pelo meu corpo, a ansiedade, a angústia... O pequeno monitor virado para o lado oposto não me permitiu ver as imagens.
.
As coisas para mim sempre são mais difíceis.
.
Tinha me esquecido de pedir a autorização para fazer o exame. Lembrei-me disso no sábado. A unidade do convênio é fechada nos finais de semana. Fui à clínica Corp hoje cedo, para ver se tinha alguma alternativa. Até teria se eu tivesse um determinado número e um certo código. Eu não tinha. Liguei para o meu médico. Ninguém atendeu. Insisti vária vezes... Nada.
,
Peguei um táxi. Fui até Intermédica. Quase uma hora para conseguir a guia. A bexiga cheia. Doía... Enfim, a guia saiu. Voltei para a clínica onde eu faria o exame. Mais uma meia hora aguardando...
s
"-E aí, doutor? Viu alguma coisa?"
"Eu não costumo comentar o diagnóstico. Isso é só com o seu médico. Eu só faço os exames."
j
Fiquei apreensivo. Todos os médicos em exames anteriores sempre comentaram . Esse não. Será que ele quis me poupar de uma notícia ruim por mais algum tempo? Ou será que esse médico adota esse procedimento mesmo?
x
O exame só fica pronto na sexta-feira. Claro que eu vou abrir. Eu abro todos os meus exames. Se eu tivesse visualizado as imagens no monitor, teria sabido. Depois de um tempo nessa caminhada a gente acaba aprendendo a identificar as lesões... Minha urina ainda apresenta hematúria macroscópica.
x
Vou tomar um banho e ir trabalhar.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

... e nada foi encontrado!...


Fui ao médico esta semana, onde fui submetido a uma nova cistoscopia. Estava apreensivo e agoniado por causa do exame, pois foi a primeira vez que fiz o mesmo totalmente consciente e sem anestesia. Foi menos ruim do que eu imaginei. Durante o exame o doutor disse que não viu lesão nenhuma. Estranho, pois minha hematúria está macroscópica. No próximo dia 20 deste mês estarei realizando também uma ultrasonografia.

Minha próstata está inchada. Seria uma prostatite? Talvez uma cistite. Ou talvez quem sabe, um tumor numa região da bexiga onde a aparelhagem não conseguiu chegar. Prefiro ficar com a opção mais otimista: a de que não existe tumor algum.

Surge agora uma pequena luz de esperança, e eu vou me agarrar a ela!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ciranda Perigosa

A vida não é uma ciranda onde as pessoas dão-se as mãos e cantam juntas e felizes. É cheia de desencontros, de peças que não se encaixam, de problemas e confusões. Deveria ser uma viagem prazerosa, cheia de belas paisagens mesmo que essa estrada seja cheia de curvas sinuosas e perigosas. O perigo mora sempre ao lado. Vizinho de quem, nunca se sabe...

Mais uma consulta médica. O Dr. Alexandre é um ótimo médico, um excelente profissional. Mas como a maioria dos profissionais de medicina ele é frio, insensível e indiferente. Acredito que como eles lidam com a dor e a morte todos os dias, cauterizam os seus sentimentos em relação a seus pacientes para não carregar junto com eles o sofrimento de cada um. Isso inviabilizaria a profissão e colocaria em risco o próprio exercício da medicina, já que teriam que carregar consigo um fardo muito pesado.

Saí do consultório com vários pedidos de exames pré operatórios, uma ultrasonografia e uma cistoscopia (sem indicação de anestesia) que eu sei que vai me fazer sofrer muito na próxima segunda-feira. É necessário visualizar a extensão do tumor e colher material para biópsia.

Enquanto aguardo, a vida continua. Amanhã retorno ao trabalho.